Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Namibe

Olá amigas,


tenho estado ausente pois aproveitei tirar uns dias para visitar a cidade que me viu nascer,Namibe.Não que lá não tenha internet e essas coisas,inclusive aproveitei para ir vendo o que vocês publicavam,tirei algumas fotos da cidade ,comidas e pessoas,mas como n sei aonde aonda o cabo da minha máquina fui a net tirar umas foto,migas ai vai um breve historialzinho para que vocês conheçam um pouquinho da minha cidade.

                                                                                                                       

                  

 Namibe - Moçâmedes - Mossamedes

A Província de Namibe foi descoberta por Diogo Cão em 1485, tendo sido inicialmente chamada de Moçâmedes (nome que tem a sua origem no General de Angola Barão de Mossamedes). Foi o primeiro distrito a ser criado no Sul de Angola.
A composição etno-linguística é bastante diversificada, sendo de destacar os Mucubais.
A província de Namibe é, sem dúvida, um dos pontos mais privilegiados do país, porque tem mar, deserto e savana, apresentando um magnífico quadro natural, com um clima considerado o melhor de toda a costa litoral de Angola.
Entre as cidades de Namibe e Tômbwa, habita a Welwitschia Mirabilis, espécie botânica, única no mundo, com aparência de um polvo gigante, símbolo da resistência e sobrevivência da vida vegetal e animal no deserto.




Não é possível esquecer-se Março em Namibe. Sim, porque todos os anos, ali, é três vezes Março: Março/ Março-Mulher/ Março-“Festas do Mar”. As Festas do Mar, famosas desde sempre, são abrilhantadas com manifestações várias (culturais, recreativas e desportivas), atraindo um mar de gente e turistas que nesta época do ano, podem apreciar as belas praias, mesmo na cidade do Namibe.

Namibe tem turismo de qualidade,embora muita gente não vá ao Namibe ou não se interesse há muito para conhecer,é daquelas coisas que só vendo para crer.

                           

As estradas e os acessos estão em perfeitas condições , e é normal viajar de carro de uma cidade para outra pois os voôs são muitas vezes cancelados e neste momento só uma compania voa para lá.


E se tiverem sorte, normalmente aparecem dá para ver muitos animais pelo caminho.

o que é mais fixe é que ainda existem Tribos, há os Himbas,


que tbm são encontrados na Namibia,pois como o Namibe fica no sul de Angola ,os povos dessa zona se parecem muito. Eles usam uma pasta pelo corpo e pelo cabelo e ficam com esse aspecto marron,usam isso toda a vida.


E há tbm os Mucubais,com os quais o povo do Namibe mais se identifica,andam pela cidade vestidos com os seu panos lindos e coloridos e usam normalmente o famoso tecido Samakaka para fazer as suas vestes.                                        





Ai estão,um menino ,um homem e uma menina.



Depois vou fazer um post a falar da comida de lá que é uma loucura,ainda não parei de pensar nas coisas que comi,tou com muitas saudades, não vejo a hora de voltar


Beijos,

Lina

8 comentários:

kat silva disse...

oi lina..
por acaso ainda não conheço namibe,achei tudo muito lindo..

Batata Roxa disse...

Querida Lina,

Que Lugar mais Lindo! Adoraria poder conhecer! Quem sabe um dia?
É muito Bom voltar ao local de origem, né? Cheio de lembranças, é nosso referencial. Como "recarregar as baterias", como dizemos aqui no Brasil.
Um Beijo Carinhoso

Lina disse...

È verdade,deu para "recarregar as batérias",foi muito bom.

Beijos

Anónimo disse...

oi Lina
Realmente eu ainda não conheço o Namibe adoraria ir tb la pois estive no Lubango a bem pouco tempo pela primeira vez penso que la para novembro vou ao namibe conhecer vamos ver como correm as coisas,
é otimo divulgarmos o nosso pais que apesar dos pesares tem coisas lindas para ver.
Olha já passaste no ateliercoisasdaminhacasa.blogspot.com
vai la ver tem coisas giras
bjbj
Monica

Lina disse...

Ontem ouvi no rádio alguém que dizia que os nossos dirigentes deviam passar férias tbm nas outras provincias e me dei contas que nós tbm (pelo menos a maioria) nem pensa duas vezes quando tem que tirar férias,sai logo para a Europa ou América,devemos sim andar mais por Angola,é linda demais,para quem aprecia então a natureza...

Fátima disse...

Amiga Lina, que saudades de Moçamedes. O meu pai foi inspector dos Caminhos de Ferro de Moçamedes.
Vi esse Cacto(planta) ao natural. ví as palancas e animais á solta.
As goiabas eram do tamanho de laranjas.
O que mais me recordo é do Hotel Moçamedes(onde o pai vivia, pq eu estava em Luanda com minha mãe. Espero um dia poder visitar Moçamedes. Obrigada

Lina disse...

Oi Fátima,
que bom que gostaste da minha postagem, e olha, as goiabas...ainda são do tamanho de laranjas. a Welwitcha continua lá,linda e maravilhosa, os animais,esses vivem livres a correr de um lado para o outro fora das localidades,O Hotel Moçâmedes tem estado a aguentar, e o combio também funiona,mas só para levar mercadorias para o POrto do Namibe.

Beijos,

Lina

Nahary disse...

:D vou conhecer (se Deus quiser!!!) daqui a duas semanas :D:D:D:D:D